sexta-feira, 13 de julho de 2007

Manifesto de Lançamento do Grupo "Grêmio Imortal"

Este ano de 2007 sem dúvida será um ano histórico para o Grêmio. Chegando à final da Libertadores ultrapassamos de vez a crise iniciada com a queda para a Série B. Com o projeto da Arena Multiuso, colocamos o clube na estrada do século XXI. E em setembro deste ano realizaremos a primeira eleição proporcional para nosso Conselho Deliberativo.Já há alguns anos o futebol deixou de ser uma obra amadora entre amigos e tornou-se um esporte altamente profissionalizado e muito caro. O Brasil, nação-símbolo deste esporte, foi uma das últimas a compreender este processo e chega com atraso nos novos níveis de organização e planejamento que se exigem para a prática do futebol profissional.

O Grêmio ,com sua tradição ,seus títulos, a força de sua torcida e a qualidade de seus dirigentes,tem todas as condições de estar na vanguarda deste processo de modernização do futebol profissional brasileiro.

Não é um paradoxo afirmar que foi somente caindo em nossa mais negra crise que de fato nos deparamos com a imensidão das tarefas que tínhamos pela frente e com o verdadeiro potencial de nossa grandeza.Agora, é não deixar a peteca cair e manter ,definitivamente, o posto que nos pertence de direito: O Primeiro do Ranking!

E não tenhamos dúvida de que o a democratização da gestão do clube, com as eleições diretas para Presidente e agora com as eleições proporcionais para o Conselho é um elemento fundamental neste processo. A participação real de um associado apaixonado como o nosso é sempre um fator de mobilização e fortalecimento do Grêmio.Aprofundar a democratização de nosso processo político interno há de ser um compromisso fundamental de nosso grupo. Quanto mais o sócio se sentir verdadeiramente participante do comando do clube de seu coração, mais ele saberá responder a seu chamado em todos os momentos necessários.

À participação e à paixão do associado devemos somar uma gestão altamente profissionalizada do clube e, em particular, do departamento de futebol. Amar o Grêmio não significa ser amador na gestão do Grêmio...

Não se trata apenas de bem administrar os altos custos que agora são envolvidos no futebol, mas de obter o pleno aproveitamento do gigantesco potencial que tem a marca Grêmio, o tricolor, a dedicação dos milhares de jovens que querem jogar em nosso time, a força de milhões de fãs.

Para tanto, necessária se faz uma intensa renovação, não só nos métodos de gestão, mas também nas pessoas que administram e dirigem o clube. Nossos mais de 20 anos de conquistas nacionais e internacionais que se inauguraram com o título brasileiro de 1981, fizeram com que, de acordo com todas as pesquisas, tenhamos a preferência dos jovens que cresceram e amadureceram nesse período. Esta fabulosa força tem de agora se expressar nos quadros diretivos do Grêmio e trazer para dentro do clube a visão daqueles que estão construindo o mundo do século XXI.

É para isto que surge o Grupo GRÊMIO IMORTAL. Somos um grupo de gremistas que há bom tempo vem participando da vida de nosso clube. Em especial, nos orgulhamos de nossa decisiva participação nas gestões que trouxeram importante conquistas para o Clube como nos anos de 85/90, 93/98 e agora mais recentemente na histórica volta à primeira divisão. Agora, com a democratização do processo eleitoral do clube, cremos que devemos ampliar nossos quadros e nos apresentar organizados.Não nascemos para apoiar, nem para combater, a priori, a ninguém. Nascemos para ajudar a surgir um novo tempo no Grêmio, profissionalizado e contemporâneo com sua grandeza para atender o imortal desejo da fanática nação tricolor.

5 comentários:

Anônimo disse...

Amigos Tricolores:
Concordo plenamente com este manifesto, que expressa,a vontade de nossa imensa torcida.
Aproveito para dizer da minha preucupação com as eleições do conselho, pois Setembro chega rapidamente, e precisamos estar preparados não só para concorrer, mas tamben para ajudar a colocar um numero expressivo de pessoas do Gremio Imortal, no conselho.
MarioA

Anônimo disse...

Caros amigos tricolores,
A próxima reunião dia 20/7 já terá cunho de trabalho com vistas à consolidação final do grupo. Importante que todos se façam presentes, pois trataremos de questões importantes das próximas eleições ao CD.
Saudaçõe tricolores,
Renato Moreira

Anônimo disse...

CAROS AMIGOS, O MANIFESTO ESTÁ ÓTIMO !! QUERO APENAS LEMBRAR QUE EXISTEM PESSOAS DENTRO DO NOSSO "GRÊMIO IMORTAL" QUE NÃO TIVERAM A OPORTUNIDADE DE AJUDAR O TRICOLOR FORA DAS ARQUIBANCADAS (DENTRE AS QUAIS ME INCLUO), MAS QUE ESTÃO PRONTAS PARA FAZÊ-LO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, NO SENTIDO DE ALCANÇARMOS A PRETENDIDA "OXIGENAÇÃO" DO CONSELHO DO CLUBE. PARABÉNS AOS ORGANIZADORES DESTA IDÉIA PELO TRABALHO. SAUDAÇÕES TRICOLORES !!
JAMANTA

Anônimo disse...

Prezados Tricolores,


Infelizmente não poderei estar presente, a exemplo da última ocasião, neste encontro marcado para segunda-feira. Uma vez mais, agradeço a lembrança e a atenção dispensada.

Aproxima-se o processo para renovação do Conselho gremista. As chapas se formam, se articulam. O chamado "Grêmio Imortal" já lançou, inclusive, seu manifesto. O texto fala, fundamentalmente, em garantir e ampliar a participação do torcedor na vida do clube. Nada mais justo e necessário. Esta, igualmente, tem sido nossa posição, nosso norte. Entretanto, defender a democracia e a participação não pode ficar restrito a uma carta de intenções ou a um desejo abstrato. É necessário que tal objetivo seja externado, da forma mais clara possível, em propostas concretas! Quais são os instrumentos, ou os mecanismos, que garantirão o avanço democrático em nosso clube? Quais são às idéias para que os sócios do Grêmio tenham cada vez mais poder para deliberarem sobre o futuro da nossa gloriosa instituição? São estes elementos que necessitam ser apresentados para que haja uma definição programática, um compromisso que denote consistência a este coletivo e seja, também, um instrumento de agregação. Não existe outra forma de se obter coesão. O contrário disto pode abrir uma perigosa margem para a velha política de conchavos, acordos de loteamento de cargos/vagas e tudo aquilo que, por certo, o conjunto de gremistas que começa a se articular no âmbito do "Grêmio Imortal" deve repudiar.

Algumas sugestões para este debate , seguem abaixo...


- Redução do percentual para 20% para que uma chapa integre o C.D. do clube (na proporcionalidade). Tal posição já é defendida, em minha opinião de forma correta, por outros segmentos organizados do clube e há bom tempo.

- Estudo para que o sócio eleja diretamente o Presidente do clube, sem necessidade de "filtros" por parte do C.D.

- Prestação de contas regular dos futuros integrantes do "Grêmio Imortal", eleitos Conselheiros, aos demais integrantes do coletivo e ao conjunto da torcida gremista.

- Observância do regramento constante em nosso Estatuto (o do clube) e firme compromisso em sua aplicação e/ou atualização.

- Espaço a ser criado no site do Grêmio, de livre acesso para todo o quadro social (a partir da matrícula individual e cadastro), onde sejam disponibilizadas as listas de presença e todas as atas das reuniões do C.D.

- Defender e, se possível, regulamentar, que todas as votações que ocorram no C.D. sejam em caráter de "voto aberto", de maneira pública, abolindo-se o denominado "voto secreto".

- Agregar valor ao título de sócio gremista, oferecendo mais descontos (a começar pela própria loja "Grêmio Mania"), vantagens e promoções, através de convênios e outras iniciativas. Estabelecer uma linha oficial de produtos do clube a preços compatíveis com a realidade da imensa maioria da torcida. O que vai, por certo, ajudar a combater a chamada "pirataria".

- Lutar para que a edificação da futura Arena (caso assim delibere o C.D.) não signifique, em hipótese alguma, uma tendência à elitização do clube. Compromisso em não onerar, ainda mais, o bolso dos sócios e dos demais torcedores. Buscar, nas parcerias que o clube já procura (segundo a imprensa) os recursos também para subsidiar os acessos ao futuro estádio.

- Criar um canal permanente de contato entre o torcedor gremista e as lideranças do clube. Propor que o Presidente do Grêmio e, igualmente, o Presidente do Conselho, reservem em suas agendas (no mínimo, uma vez por mês) intervalos para ouvirem e receberem sugestões diretamente de grupos de sócios (algo que outros clubes, inclusive o co-irmão, já efetuaram no caso da presidência do clube, embora não tenhamos maiores informações sobre resultados).


Sds. em azul, preto e branco!


Jorge Bettiol.

rodrigo christini disse...

Concordo com o manifesto e estou com o Grêmio imortal pela renovação, pela democracia com a efetiva participação do associado gremista nas decisões sobre o futuro do clube, pois só assim saímos das dificuldades passadas e só assim voltaremos a glória suprema. Dá-lhe Grêmio!!!